quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

|::| Hein?!

Ouvi dizer que o ano está começando hoje.

Hoje cedo fui comprar pão. Na fila, sem nada pra fazer, obviamente, a não ser esperar e ouvir as conversas alheias, escutei o seguinte:

 O senhor possui o cartão de "cliente mais"? - perguntou com muita simpatia a caixa do supermercado ao senhor que estava à minha frente, na fila.
 Não - ele respondeu, solícito.
 O senhor gostaria de incluir o CPF na nota fiscal?
 Não, obrigado.
 Houve algo que o senhor não encontrou em nosso estabelecimento?
 Não. Ou melhor, sim! Eu não encontrei aquele doce de Abricó importado.
 Ah, vou verificar para o senhor - disse a mocinha do caixa enquanto se dirigia a um homem de terno que estava passando por perto.

Enquanto isso, meu vizinho de fila parecia começar a exteriorizar uma certa impaciência. Virou-se pra mim, com cara de que me conhecia há tempos:
 Eu nem gosto de doce de abricó!
 Pois é, né? Tá quente hoje... - foi a única coisa que eu consegui dizer.

A mocinha voltou com cara de médico dando notícia ruim à família de algum doente.
 Desculpe, senhor, mas não temos. Não é época de abricó.
 Mas não é abricó, e sim doce de abricó!
 Pois é, senhor, mas três meses atrás não era a estação de abricó lá no México, de onde a empresa que fabrica o doce importa essa fruta.
 Tá bom, tá bom. Esquece o abricó.
 Senhor, o senhor gostaria de fazer um cartão "cliente mais"?
 Não!
 É rápido, senhor. E dará ao senhor uma série de vantagens!
 Não. Será que você pode passar logo as minhas compras? É que estou um pouco atrasado, sabe?
 Crédito ou débito?
 Débito.
 Pode digitar a sua senha, senhor.

Dirigindo-se ao rapaz que o ajudava a colocar suas compras nas sacolinhas, o senhor, que já não parecia tão atrasado, disse:

 Até que enfim o ano está começando! - "Meu, como assim? Até ontem era o que!?", pensou o rapaz, enquanto o senhor prosseguia. - O ano está começando hoje! Enquanto o carnaval não passa, nós, brasileiros, vagamos fora do tempo e do espaço. Que nem o pessoal da ilha de Lost, sabe?
 O que?
 Você não tá vendo a quinta temporada?
 Não!
 Ah, desculpe... O importante é que o carnaval passou. Aquele povo suado, balançando tudo... Tudo mesmo, sabe? Balança bem mais quando não tá preso, já reparou? Mas enfim, o ano só começa no Brasil depois do carnaval, sabia?

O rapaz não sabia bem se concordava ou se fazia cara de paisagem enquanto torcia para aquele louco pegar suas sacolas de compras e ir embora logo.

 Eu não sei, não...  continuou  mas após juntar algumas peças, estou começando a achar que estaremos a salvo do fim do mundo aqui no Brasil. Não é incrível?  O senhor parecia cada vez mais empolgado com a conversa, que neste momento tava mais pra monólogo. – Pense comigo. Deus é brasileiro. Tão dizendo que o mundo vai acabar em 2012. O ano aqui só começa depois do carnaval. Percebe? Percebe?  perguntava enquanto olhava eufórico para o rapaz, que a essa altura suava frio tentando encontrar um meio de sair correndo sem dar muito na cara.  Se tivermos sorte, e teremos, já que Deus é brasileiro, o mundo vai acabar antes do carnaval de 2012! Enquanto estaremos num limbo atemporal entre o fim de 2011 e o carnaval de 2012, o mundo vai estar acabando. Pense só! Vai ser só festa! Quarta-feira de cinzas com cinzas do mundo acabado. Imagine! Nada de dívida externa e de argentinos. Nem filmes franceses e nem bandinhas inglesas esquisitas. Seria o céu, não acha?  perguntou o senhor, sorrindo e de olhos fechados, sem saber que o rapaz havia escapado.

Peguei minhas sacolinhas e também dei um jeito de ir embora antes que ele abrisse os olhos e inventasse de procurar um novo ouvinte. Afinal, fiquei curioso pra conferir a quinta temporada de Lost...


4 comentários:

Elen Gruber disse...

Lost? O mundo acabando e vai ter gente assistindo os cinco, seis, ou sei lá quantos Harry Porter!(desculpem, piada interna)rs

jito disse...

mt bom! (to aki, olhando pra vc, rs..)
nao vou ficar escrevendo, hahaha

mas gostei mesmo, desse texto

Alessandra Bruxel disse...

Bem divertido esse texto mesmo Kelson, é pra alguns o ano começa agora. e Espero que eles não acordem tarde demais pra volta de Jesus, que pode ser amanhã...


abraço

jito disse...

kelson..

a alessandra nao está acompanhando os seus posts, rs!
ela ainda nao leu que o mundo só acaba em 2012

coitada..