domingo, 28 de dezembro de 2008

|::| A sombra da mente

Como lidar com as sobras dos nossos desejos não realizáveis e as sombras que as satisfações das nossas vontades projetam sobre a nossa mente? A ilusão dos sentidos, e do sentido que damos às nossas ações, nunca tem entrada franca. E o preço é pago no momento em que as luzes são acesas e os espelhos descobertos.

As individualidades acabam sempre por se misturar na piscina suja e tão pura dos segredos, dos receios e medos de que no fundo de nós haja mais engano e escuridão do que na casa do vizinho. Todos fecham suas portas para que possam abrir suas bocas. Todos fecham suas bocas para que possam abrir suas vidas. Vidas decoradas, abertas à visitação. E vazias, porque montadas com o único objetivo da venda. Vende-se muito. Venda-se tudo.

O discernimento, luxo que nem todos podem bancar, é o quê, afinal? A pré-ciência de que estamos pra dar passos em falso? Ou a pós-ciência do aprendizado paciente das ações desastradas?

E no final estamos sempre na expectativa do outro, na esperança de se ver lá fora a concretização do que queremos, embora queiramos sempre, muito e pouco, mais e menos, nada e tudo. Eis a nossa ambígua vontade: sermos suficientemente bons em sermos necessariamente maus na realização dos desejos que desafiam a lógica das nossas leis auto-impostas.

O querer ou não querer, o ser ou não ser, são traduzidos em querer ou poder e ser ou dever. E perguntamos, afinal, como aceitarmos as sobras e sombras da mente...

_____

Peguei vocês!! Pensaram que eu já havia desistido novamente, não é? Mas claro que não! Depois de tantos comentários carinhosos e chuvas de cartas pedindo para que eu não parasse... eu acordei e decidi que devia continuar. Sim, continuarei, até o fim! Até o fim da minha vontade.

Mesmo porque ouvi dizer que o fim já não tá mais virando a esquina. Agora ele tá brincando de esconde-esconde com quem insiste em trocar os nomes das coisas e ensina as pessoas a fugirem do aprendizado. Sim, ué, estão trabalhando para que as pessoas não sofram. Afinal, aprender dói...

O problema é a dor que a contínua negação do crescimento produz. Não é de bom tom empunhar uma metralhadora carregada quando se está cego. Né?

6 comentários:

Anônimo disse...

oii
em cada texto postado uma nova surpresa , sempre uma mensagem que particularmente me toca, e fico pensando de onde sai tanta inspiraçao ? Infelismente nao te conheço pessoalmente mas , por suas palavras aqui seu trabalho deve ser show. Devo agradeçer pelas mensagens e senti saudades 9 dias sem escrever rs
bjuss

Alessandro Gruber disse...

"sermos suficientemente bons em sermos necessariamente maus na realização dos desejos que desafiam a lógica das nossas leis auto-impostas."
SENSACIONAL!!

Kelson, foi o texto mais espetacular do blog até agora. Quanto conteúdo em tão poucas palavras, achei isso a pré e a pós ciência do seu discernimento!

Boa Semana!

Alessandra Bruxel disse...

Sensacional, ainda bem que não paraste de escrever, escrever é um dom que Deus dá.

Continua escrevendo!

abraço

SAÚDE PRA DAR E VENDER disse...

Oi Kel, estou lendo, como sempre gostando muito, só preciso entender melhor o que estou lendo, mas é sensacional, é de uma profundidade que äs vezes náo consigo enxergar, mas chego lá!!
Um beijão,
Você tem mesmo que expor suas ideias, ok?
Já estou tentando me atualizar com a nova ortografia!!

jito disse...

"E no final estamos sempre na expectativa do outro, na esperança de se ver lá fora a concretização do que queremos, embora queiramos sempre, muito e pouco, mais e menos, nada e tudo. Eis a nossa ambígua vontade: sermos suficientemente bons em sermos necessariamente maus na realização dos desejos que desafiam a lógica das nossas leis auto-impostas.
"

kel
acho que vc já pode fechar o seu blog.. duvido que escreva algo melhor que isso, haha
ahh.. e quero ler quem o influenciou a escrever este paragrafo

Anaceres disse...

Nossa.... felizmente algo me surpreende. Você é sensacional no que escreve. Se não for dom de Deus oque seria...? !!! parabéns.. me encantou.
]